Wednesday, November 7, 2007

Será que sou empreendedor?

Quando se é criança, parece que a chance de se tornar um bombeiro, médico, administrador ou jogador de futebol é a mesma, pois gostamos de brincar de todas essas profissões. Depois de alguns anos, algumas delas tornam-se bem menos interessantes, e comandar uma banda diante de um estádio lotado torna-se um objetivo muito mais estimulante. Mais tarde, percebemos que as mais iluminadas vitrines do futebol e da música reservam lugar para aqueles que tem um talento específico, e talvez essas não sejam as nossas principais habilidades.

Neste momento, pensamos em desistir de um grande objetivo. Mas com um pouco de senioridade, percebemos que cada pessoa tem dotes para fins diferentes, e que uma frustração nada mais é do que um sinal para explorar outros caminhos. Então, continuamos nossa busca pelo grande objetivo. Nem sempre claro, mas à espreita pronto para investir em uma oportunidade de fazer algo que realmente nos orgulhemos.

Em meio a essa busca, sem querer, estamos trabalhando com duas metas na vida, um muito clara, e outra incerta. A primeira serve para guiar o trabalho no dia-a-dia, e é essa que contamos quando alguém pergunta aonde queremos chegar. A segunda meta é a de dar passos maiores em caminhos inexplorados. Sabemos que sempre há fronteiras por quebrar, e apesar de não ter certeza de onde elas estão, partir em busca de inovações e oportunidades que nos coloquem um passo à frente da multidão, dá uma satisfação inconsciente que faz valer a pena a incerteza e o risco.

Mas afinal, será que sou empreendedor? Se for, já terei sonhado em construir, em criar, em inovar, e, sobretudo, meu grande objetivo é mudar o mundo.

Dairton Bassi
CTO do Ikwa. Especialista em desenvolvimento de software, formado em Ciência da Computação pelo IME-USP e em fase de conclusão de seu mestrado em desenvolvimento ágil.

3 comments:

Tanaka said...

Muito inspiracional!

Leonardo said...

Gostei. Não havia pensado desta forma.

Mauricio Schonenberger said...

Excelente hein!?!?!
O cabelo ainda sugere o sonho do astro de Rock, mas a cabeça está na web 2.0. Parabéns Dairton por ter tomado este caminho. Sucesso para nós no Ikwa!!!