Friday, November 9, 2007

Empreender para ficar rico?

Sempre ouvi que “para ser rico você tem que ser dono do seu próprio negócio!”. Cresci num bairro de classe média e quase todos os meus amigos eram filhos de empregados, a máxima acima fazia sentido para todos nós. Confesso que quando comecei a pensar em empreender este era sem dúvida o objetivo final, enriquecer como dono do próprio negócio!

Faltou uma informação importante; empreender é difícil. Antes de começar procurei alguns empreendedores que me desincentivaram a seguir este caminho, não acreditei. Hoje, depois de mais de 1 ano sem salário, sem tempo, abrindo mão de mordomias e fins de semana tenho uma visão mais clara de que empreender não é para quem quer ficar rico, é para quem sonha…

E tem que sonhar mesmo; se for para ficar rico vá trabalhar num banco de investimentos, gaste muito tempo aplicando seu dinheiro e descobrindo quais são as maneiras de fazer o seu dinheiro trabalhar para você, pois acredite, como empreendedor, é você que vai trabalhar pelo seu dinheiro. E vai trabalhar muito... Na verdade, vai ter que se esforçar tanto, que, se for simplesmente pelo dinheiro com certeza você vai desistir antes de chegar lá.

Hoje convivo com vários empreendedores e vejo que o que temos em comum não é a vontade de ficar ricos, claro, todos queremos ganhar dinheiro e que nossos negócios sejam bem sucedidos, mas o que nos move realmente é o sonho.

Se não houvesse um sonho, a vontade de fazer algo diferente, de deixar sua marca no mundo, tenho certeza que eu teria desistido há um bom tempo. Gosto muito de um livro do Guy Kawasaki – "the art of the start"[bb] ; um dos primeiros capítulos fala do plano de negócios, segundo Guy, a regra número 1 é: make meaning.

Agora é claro para mim que os empreendedores podem até ser os milionários do futuro, mas, muito mais do que isso, eles serão o mundo do futuro, pois é através de seus sonhos que o mundo vai mudar.

“Aqueles que são loucos o suficiente para achar que vão mudar o mundo é que vão mudá-lo” – anuncio da Apple – 27/09/1997

Um vídeo interessante: Guy Kawasaki

Mauricio Thomas Schonenberger - CEO Ikwa

2 comments:

Leonardo said...

Muito bom! Mandou bem!

cassini said...
This comment has been removed by the author.