Wednesday, October 24, 2007

Empreendedorismo, Garrincha e Pelé

Pelé e Garrincha revolucionaram o futebol, não há dúvidas sobre isso, mas que raios eles tem a ver com o empreendedorismo?

Vamos falar primeiro do Garrincha. Manuel Francisco dos Santos nascido em Pau Grande no Rio de Janeiro e considerado o segundo maior jogador de futebol do Brasil (ficando apenas atrás de Pelé) foi co-responsável pela criação do mito "Brasil é a terra do futebol" ao apoiar a seleção nas vitórias dos mundiais de 1958 e 1962. Seu estilo inspirado de jogar quebrava os defensores e apesar de suas famosas pernas tortas Garrincha possuia um dominio ímpar sobre a bola. Seu estilo de vida não corroborava sua genialidade em campo; alcoolismo, acidentes de carro...Seu estilo de vida apagou seu futebol, e Garrincha acabou falecendo aos 49 anos por consequencia de seu alcoolismo e no total ostracismo como mostra o livro Garrincha Estrela Solitária[bb]

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é considerado até hoje o maior jogador de futebol de todos os tempos (apenas os Argentinos discordam). Pelé inovou na forma de jogar, aliando pela primeira vez um talento incomparável com uma disposição física de atleta e lançando o que viria a ser o futebol moderno: técnica, força, velocidade. Sua forma de jogar era tão dispar de seus pares e oponentes que Pelé conseguia realizar façanhas inacreditáveis com a bola e obter resultados ainda mais memoráveis . Co-responsável pelo tri-campeonato mundial de futebol (1958, 1962 e 1970) Pelé é ainda hoje um ídolo e um exemplo de profissionalismo. Esse talvez seja o maior diferencial de Pelé, seu profissionalismo, a forma como conseguiu construir uma imagem fora do campo tão ou mais impactante que suas jogadas sensacionais. Sua história pode ser vista no filme Pelé eterno[bb].

Garrincha e Pelé tinham grande potencial. Garrincha não conseguiu transformar sua carreira em um empreendimento de sucesso, já Pelé criou a principal marca associada a um jogador de futebol. O que os diferencia? Na minha visão o empreendedor precisa sim de talento, precisa de inspiração, mas são suas ações "fora do campo" que vão determinar o sucesso de seu empreendimento. Responsabilidade, foco e profissionalismo são tão ou mais importantes que paixão, técnica e disposição.

Todo empreendedor iniciante com grande potencial deveria se perguntar se o caminho que segue é mais pro Garrincha ou mais para o Pelé, a resposta a esta pergunta vai indicar a direção: solidão ou eternidade.


Marcos Tanaka

CEO do boo-box.com, empresa de marketing contextual. Estrategista, trabalhou como consultor de negócios para equipes de executivos de algumas das maiores empresas presentes no Brasil. Formado em Engenharioa Mecaninca pela UNICAMP

1 comment:

DCE-GO Diretório Central dos Estudantes de Goiás said...

Amigão trabalho com desenvolvimento web e vou proporcionar vários cursos no meu site http://makingdigital.com.br, gostaria de fazer parceria com alguem da área se estiver interessado ou mais pessoas deixa um recado lá no formulario de contato do site. Obrigado.